09/03/2014 - Presidente emérito da Ford, Willian Clay Ford sênior era também dono do Detroit Lions, time de futebol americano Reuters Willian Clay Ford Senior morreu aos 88 anos.

Clique para ampliar

O ultimo neto de Henry Ford, fundador da Ford Motor, Willian Clay Ford Senior, morreu neste domingo (9) aos 88 anos de acordo com a BBC. Ford foi diretor da empresa criada por seu avô por quase seis décadas, ocupava o cargo de presidente emérito da montadora, e era dono do Detroit Lions, time de futebol americano. Ele morreu de pneumonia em sua casa no subúrbio de Detroit.

Willian Clay Ford Sênior fez parte de mais da metade dos 110 anos de história da empresa: foi diretor de 1948 até 2005, quando se aposentou. Na sexta-feira (14), ele completaria 89 anos. Sua fortuna é estimada em US$ 1,35 bilhões de acordo com a Forbes.

Em 1949, após se formar na Universidade de Yale, Ford se juntou à equipe de vendas e publicidade. Foi vice-presidente de design de produto, chefe da antiga Divisão Continental e membro do Gabinete do Chefe Executivo. Além disso, atuou como vice-presidente, presidente do Comitê Executivo e presidente do Comitê de Finanças.

Nick Scheele, ex-presidente da Ford Motor e ex-executivo-chefe da Jaguar, disse que Ford foi um dos principais apoiadores da compra da Jaguar pela montadora de seu avô em 1990, vendida em 2008 para a Tata Motors, e que era um apreciador do design europeu da marca britânica.

Ford evitava os holofotes, mas falou certa vez sobre seu avô dando-lhe sua primeira lição de direção aos 10 anos, e que eles estavam 112,65 km/h, com o jovem William no colo de Henry, quando um policial os parou. Willian Clay Ford Senior e seu irmão Henrique II eram filhos de Edsel Ford, cujo pai fundou a montadora.

Ele deixa a esposa de 66 anos Martha Firestone Ford, neta de Harvey Firestone, fundador da empresa de pneus Firestone e um bom amigo do primeiro Henry Ford. Além dela e de William Junior, presidente da Ford, ele deixa as filhas Martha Ford Morse, Sheila Hamp Ford e Elizabeth Ford Kontulis, 14 netos e dois bisnetos.

Em comunicado, a Ford disse que Willian foi fundamental para influenciar os projetos de veículos da empresa. 'Meu pai era um grande líder empresarial e humanitário que dedicou sua vida à empresa e à comunidade', disse William Clay Ford Junior, o atual presidente-executivo da Ford Motors. 'Ele fará muita falta para todos que o conheciam, mas ele continuará a inspirar a todos nós.'