www.fprm.com.br
  Clube do Fordinho do Paraná

Home    Agenda    Notícias    Fotos    Diretoria    Filie-se    Histórico    Placa Preta    Contato
Nova pagina 1

APOIO

Henry Ford Museum

Fonte: Carlos Guimarães

Clique aqui para assistir o vídeo!!!

Um banho de história no maior museu de carros dos EUA.
Considerado o maior museu dos Estados Unidos, o Henry Ford Museum é um dos pontos turísticos de Detroit que não pode deixar de ser visitado. Dividido em três partes principais, mostra não apenas os carros mais importantes da história, mas também um parecer geral sobre a cultura norte-americana. Ainda entre as atrações está o IMAX Theatre, onde os visitantes podem assistir a filmes em três dimensões, exibidos numa gigantesca tela panorâmica com o uso dos mais sofisticados equipamentos.

Entre as atrações do museu em Detroit está o prédio onde é possível assistir a filmes em 3D.

O espaço mais nobre do museu é reservado aos automóveis mais importantes de todos os tempos e aos objetos que fizeram parte da história dos Estados Unidos. Um dos destaques é o carro em que foi assassinado o presidente John Kennedy. Trata-se de uma limousine Lincoln Continenal feita em 1961, totalmente blindada. A tragédia aconteceu em Dallas, no dia 22 de novembro de 1963, mas depois daquele eepisódio o carro foi reformado e utilizado pelos presidentes que vieram em seguida, até ser colocado no museu logo após o fim do mandato do presidente Jimmy Carter, no final dos anos 70.

Outra atração é o primeiro Drive Thru da rede de lanchonetes Mc Donald´s, com um Chevrolet Bel Air 1956 conversível estacionado em frente ao balcão de atendimento. Também está exposto um Ford GT 40, um dos carros de corrida mais importantes da história, quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, equipado com motor V8 7.0. O primeiro Ford Mustang produzido em série também está lá. O carro é um modelo conversível pintado de branco, que saiu da linha de montagem em abril de 1964. Além desses, vários outros modelos que marcaram a história do automóvel podem ser vistos de perto.

Aos mais curiosos, há a oportunidade de estar ao lado das primeiras máquinas que fizeram parte da linha de montagem do Ford T, o primeiro modelo a ser produzido em série, eleito o carro do século, idealizado por Henry Ford. Os primeiros são de 1908, e com o tempo o carro que chegou a vender mais de 15 milhões de unidades ficou conhecido com o "Ford de bigode", por causa do formato das alavancas colocadas próximas ao volante. Equipado com um motor 3.0 de apenas 20 cavalos de potência, atingia 109 km/h e saiu de linha em 1927.

Outra área do museu é o Greenfield Village, uma imensa área ao ar livre onde os visitantes podem presenciar como se vivia entre o início do século XVIII e o começo do XX nos Estados Unidos. Lá estão uma fazenda com vários objetos de época e a casa onde nasceu Henry Ford. Também é possível fazer um passeio de cerca de cinco quilômetros em uma locomotiva a vapor. Entre janeiro e março o Village fica fechado ao público por causa do inverno rigoroso da região. O horário de funcionamento é o mesmo da primeira parte do museu, e os ingressos custam US$ 14 para os adultos até 62 anos. A partir dessa idade, o preço cai para US$ 13 e. Para as crianças de 5 a 12 anos o preço é US$ 9.

A limusine em que foi assassinado o presidente Kennedy também faz
parte do acervo

A terceira e última parte do museu é o IMAX Theatre, inaugurado em 1970 e reformado no final do ano passado. Localizado próximo à torre de entrada do museu, conta com 400 lugares e proporciona uma ótima visão para todos, até mesmo para as crianças pequenas. O equipamento de projeção é de alta qualidade, assim como o som digital sincronizado com as imagens por computador. O resultado final é uma boa dose de realismo e entretenimento.

Num dos filmes, o espectador se vê dentro de um carro, desde a linha de montagem até a fase de testes em pista. Há ainda simulações de vôo e de carrinhos na neve.

O Fordequeiro
Notícias 2007 a 2010