LUBRIFICAÇÃO DA BOMBA DE ÁGUA - FORDINHO

Tradução do Sócio Waldir Kunze

Lubrificação da Bomba de Água Original Ford Modelo “A”

1 – Segundo recomendações da fábrica através de seus “boletins / cartas” aos revendedores da época, as seguintes graxas devem ser usadas:

a) para o rolamento (próximo à ventoinha), usar a graxa à base de sabão de lítio que tem alta resistência, não se dissolvendo facilmente e é encontrada em latas de 500 gramas da Texaco com a denominação de MARFAK MP2. Cuidado deve prevalecer na aplicação pois o excesso será “drenado”e causará sujeira no compartimento do motor além de ser um desperdício;

b) para a bucha de metal junto á bomba propriamente dita, usar a graxa à base de sódio que é própria para chassis em geral e se dissolve mais facilmente com água não obstruindo o radiador caso entre no sistema de refrigeração indevidamente.

2 – É recomendado que o proprietário do veículo tenha uma engraxadeira de cada tipo de graxa sob o assento do veículo podendo assim controlar melhor a periodicidade da lubrificação e ele mesmo engraxar a bucha e o rolamento com a quantidade ideal de graxa. É preferível engraxar com 2 ou 3 “bombadas” apenas a cada 500 km. do que engraxar a casa 4 ou 5.000 km. e com excesso.
Obtém-se melhores resultados com engraxadas mais freqüentes e em pequenas quantidades à fim de evitar sujeira e desperdício. É bom lembrar que a bomba não tem espaço para “armazenar” a graxa nos dutos antes de chegar ao rolamento e bucha.

3 – A fábrica recomenda engraxar a bomba a cada 500 milhas, ou seja uns 800 km. bem como a troca do óleo do motor na mesma quilometragem.

4 – É importante, em caso de vazamento de água pela bomba que a porca seja apertada apenas o suficiente até parar o vazamento com o motor em marcha lenta. O vazamento poderá ocorrer de tempos em tempos em função do desgaste da gaxeta porém, poderá ser corrigido prontamente com uma chave própria , medindo uns 13,5cm de comprimento por 1,5cm de largura e uns 2,4mm. de espessura! É igualmente importante examinar o eixo da bomba de água e sua folga no rolamento e bucha. Quando a folga atingir mais de 1mm. a tendência é aumentar rapidamente o desgaste em virtude da vibração e poderá acelerar o processo de quebrar as hélices (pás) da ventoinha! É extremamente importante que a ventoinha esteja bem balanceada pois além de eliminar vibrações e desgaste prematuro do eixo evitará a quebra da ventoinha. Nunca tentar “virar” (girar) o motor através da ventoinha, com as mãos. Por fim, a engraxadeira da bucha deve ter uma tampa à fim de evitar vazamento de água por ela e a folga axial  da bomba  não deve ultrapassar 0,5mm. (meio milímetro)