Uma viagem pelo tempo a bordo de um Fordinho

Fonte: globo.com

O charme dos anos 20 tomou conta das ruas de Brasília nesse domingo.

Chapéus, suspensórios, colete, gravata borboleta. “Os nossos avós se vestiam assim. As damas andavam sempre muito bem vestidas e os homens sempre usavam gravatas, ternos e cartolas. Na época era assim que funcionava. No mundo inteiro”, lembra o aposentado Luiz Felipe Gonçalves.

O traje especial, inspirado nos anos 20, foi uma homenagem à década de grandes transformações automobilísticas. Entre elas, o lançamento do Ford Modelo A, em 1928, o famoso Fordinho. “Ele trouxe a linha de produção em série. Com isso, todas as outras indústrias, não só de veículos, mas que também precisavam de um processamento contínuo, se modernizaram. Essa foi a grande vantagem do Fordinho na época”, explica o publicitário Lipel Custódio.

O primeiro passeio de Fordinhos de Brasília reuniu verdadeiras relíquias do carro. “Você tem uma peça produzida 80 anos após, mas com as exatas características, medidas materiais, de como era na época. Isso permite fazer uma restauração bem íntegra do automóvel”, revela o curador do Museu do Automóvel, Roberto Nasser.

Faróis arredondados e rodas de madeira. Marcas registradas do Fordinho. Um sonho para os colecionadores. E também tem a buzina, com seu som inconfundível.

Hoje, existem quase 40 Fordinho no Distrito Federal. Um deles, do jornalista Carlos Zarur, participou da primeira viagem de Ford Modelo A, em julho de 1985, de São Paulo a Brasília. “Nós saímos de São Paulo. Foram quatro dias de viagem, dormindo pelo caminho. Viemos com o apoio de mecânicos, evidente. Foi a primeira e única viagem desse tipo”, lembra Zarur.

Além dos admiradores, no Brasil o Fordinho ganhou um apelido especial. Por causa das alavancas, que ficam abaixo da direção, ele ganhou um novo nome: Ford Bigode. Outro detalhe do Fordinho: o banco traseiro, escondido, ficou conhecido como o “banco da sogra”.

“Na verdade, tinha duas versões. A sogra ia acompanhando o namorado com a filha e ficava tomando conta. Essa era a ideia inicial. Essa era a ideia inicial. No outro caso, o namorado não permitia que a sogra ficasse junto, porque ficaria muito apertado lá na frente”, conta o empresário Leimar Leitão de Assis.

Enfileirados, os Fordinhos passearam pelas ruas do Plano Piloto. A beleza do carro antigo misturada ao formato moderno da cidade. No Congresso, pose para uma foto oficial. “A gente sonhou em fazer esse passeio e nunca pensou que a coisa ia contagiar as pessoas a tal ponto. O evento tomou uma dimensão imensa, o entusiasmo e a riqueza dos modelos de carros. Enfim, é muito bacana”, acrescenta o organizador do passeio, Dib Francis.

O passeio terminou no Parque da Cidade, com direito a champanhe e foto de curiosos.

Clube do Fordinho
No mês que vem Brasília vai ganhar o Clube do Fordinho, que vai ser inaugurado no dia 26, dia internacional do Ford Modelo A.

Fernanda Soares / Luiz Gonzaga Pinto